Grupo de Estudo e Pesquisa de Procedimentos Policias para uma Nova Polícia

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Conferência Internacional

Conferência: Por uma Analise Sociológica da violência: Paradigmas e Estratégias
Palestrante: Michel Wieviorka

No dia 04/06/2007, foi realizada no auditório da reitoria da Unb, a Conferência Internacional, Por uma Análise Sociológica da Violência: Paradigmas e Estratégias. Onde o palestrante Michel Wievorka, abordou os paradigmas da violência Mundial, por uma visão multidisciplinar, que abordou diversos pontos que determinam a prática da violência, que segundo o palestrante, pode ser um conjunto de Definições subjetivas, sendo ela mutável variando de país para país, e como fazer para se ter uma medida desses fenômenos?
Outro ponto chave da palestra foi à definição de Três Famílias principais da classificação da Violência, que são:

- A violência é uma reação à frustração.
- A violência é uma mobilização de um recurso peculiar, é instrumental, é calculada e fria, teoria da mobilização de recursos.
- O laço entre cultura e a violência, o controle da evidência interior não ser agressivo reativo, a cultura fabrica personalidades autoritárias, e existem culturas violentas e não violentas.

Em alguns casos a cultura fabrica a personalidade e a violência.

O conferencista comentou que países que saíram do regime de ditadura, para a democracia, como no caso do Brasil, tiveram um aumento nos índices de violência, que para ele é um paradoxo, mas ao responder a uma perguntar de uma aluna de Cabo Verde ele comentou que países que no regime ditatorial, não tinham problemas de violência e com a Democracia passou a ter, é em virtude do Estado e que não está exercendo seu papel como Estado Democrático, que não primam pelas igualdades sociais.
Por fim a Conferência foi Bastante proveitosa, pena que muitas pessoas não puderam ir.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial