Grupo de Estudo e Pesquisa de Procedimentos Policias para uma Nova Polícia

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Vamos pensar!!!

Bem como já foi dito antes, este espaço foi criado no intuito de fazer com que os Atores da Segurança Pública, tivessem a oportunidade de debater, assuntos relacionados a profissão e como fazer para melhorar, com dicas e sugestões, diante desse fato, deixo aqui 4 questões, tiradas do Curso Gestão da Informação, ministrado pela SENASP, para que sejam debatidas.
Como avaliar o desempenho da segurança pública?
Como avaliar o desempenho de nossas instituições?
O Senhor conhece algum indicador?
Quanto aos índices criminais, quais são as metas da sua instituição para 2007? Você as conhece?

Conferência Internacional

Conferência: Por uma Analise Sociológica da violência: Paradigmas e Estratégias
Palestrante: Michel Wieviorka

No dia 04/06/2007, foi realizada no auditório da reitoria da Unb, a Conferência Internacional, Por uma Análise Sociológica da Violência: Paradigmas e Estratégias. Onde o palestrante Michel Wievorka, abordou os paradigmas da violência Mundial, por uma visão multidisciplinar, que abordou diversos pontos que determinam a prática da violência, que segundo o palestrante, pode ser um conjunto de Definições subjetivas, sendo ela mutável variando de país para país, e como fazer para se ter uma medida desses fenômenos?
Outro ponto chave da palestra foi à definição de Três Famílias principais da classificação da Violência, que são:

- A violência é uma reação à frustração.
- A violência é uma mobilização de um recurso peculiar, é instrumental, é calculada e fria, teoria da mobilização de recursos.
- O laço entre cultura e a violência, o controle da evidência interior não ser agressivo reativo, a cultura fabrica personalidades autoritárias, e existem culturas violentas e não violentas.

Em alguns casos a cultura fabrica a personalidade e a violência.

O conferencista comentou que países que saíram do regime de ditadura, para a democracia, como no caso do Brasil, tiveram um aumento nos índices de violência, que para ele é um paradoxo, mas ao responder a uma perguntar de uma aluna de Cabo Verde ele comentou que países que no regime ditatorial, não tinham problemas de violência e com a Democracia passou a ter, é em virtude do Estado e que não está exercendo seu papel como Estado Democrático, que não primam pelas igualdades sociais.
Por fim a Conferência foi Bastante proveitosa, pena que muitas pessoas não puderam ir.

Lançamento de Livro

Caros alunos,

convidamos para o lançamento do Livro Sociologia e Realidade – Pesquisa Social no Século XXI, organizado pela professora Maria Stela Grossi Porto, do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, e pelo presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia, Tom Dwyer, no dia 6 de junho, a partir de 19h, no restaurante Carpe Diem (104 Sul).

A violência na sociedade brasileira, a questão racial e as relações entre política e religião são outros exemplos de desafios trazidos pelo século atual. Todas essas discussões estão presentes nos 21 artigos selecionados pelos organizadores.
Leia mais em http://www.unb.br/acs/releases/rl0607-04.htm

A publicação da Editora UnB tem 398 páginas e estará a venda por R$ 59,00 no local e nas lojas da Livraria Universidade (também pelo site http://www.livrariauniversidade.unb.br/).

Humor

O BRASIL EXPLICADO EM GALINHASPegaram o cara em flagrante, roubando galinhas de um galinheiro e o levaram para a delegacia.DELEGADO - Que vida mansa, heim, vagabundo? Roubando galinha para ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai para a cadeia!LADRÃO - Não era para mim não. Era para vender.DELEGADO - Pior. Venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido. Sem-vergonha!LADRÃO - Mas eu vendia mais caro.DELEGADO - Mais caro?LADRÃO - Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as minhas galinhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto as minhas botavam ovos marrons.DELEGADO - Mas eram as mesmas galinhas. Safado.LADRÃO - Os ovos das minhas eu pintava.DELEGADO - Que grande pilantra.. (Mas já havia um certo respeito no tom do delegado.) Ainda bem que tu vai preso. Se o dono do galinheiro te pega...LADRÃO - Já me pegou. Fiz um acerto com ele. Me comprometi a não espalhar mais boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos de galinheiros a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio. Ou, no caso, um ovigopólio.DELEGADO - E o que você faz com o lucro do seu negócio?LADRÃO - Especulo com dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas. Comprei alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para programas de alimentação do governo e superfaturo os preços.(O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a cadeira estava confortável se ele não queria uma almofada).Depois perguntou:DELEGADO - Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor não está milionário?LADRÃO - Trilionário. Sem contar o que eu sonego de Imposto de Renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior.DELEGADO - E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?LADRÃO - Às vezes. Sabe como é.DELEGADO - Não sei não, excelência. Me explique.LADRÃO - É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa. O risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora fui preso, finalmente vou para a cadeia. É uma experiência nova.DELEGADO - O que é isso, excelência? O senhor não vai ser preso não.LADRÃO - Mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro!DELEGADO - Sim. Mas primário, e com esses antecedentes...

domingo, 3 de junho de 2007

Reportagem Época da Semana 11 milhões de Foras-da-Lei

Reportagem dessa semana da época, fala sobre o fim do prazo de recadastramento para os donos de arma de fogo no dia 03 de julho. Quem não fizer deve ir para a cadeia?
A revista traz algumas considerações para o número baixo de pessoas que já se recadastraram, 1.5% dos civis, fato que seu deu talvez ao alto custo que pode passar de r$1.000,00, que é em algumas vezes maior que o preço da arma, também segundo a revista não houve divulgação através dos meios de comunicações e nem campanhas educativas, por isso as organizações contra e a favor do desarmento, concordaram que as regras precisam ser alteradas e sugerem uma nova medida provisória para ampliar a data do recadastramento, e hoje na Câmara dos Deputados existem 51 projetos de lei tramitando, propondo alterações no Estatuto. Bem o que podemos observar é que apesar de opniões contrárias as entidades pró e antiarmas, estão preocupados em livrar quem possuem armas legalmente, de cair na ilegalidade e com isso fazer com que aumente a massa carcerária do país, por erro de procedimentos do Estatudo do Desarmamento. O que poderia ser feito então para que os 2 mil civis que possuem a conscessão de posse de arma, pudessem legalizar suas armas, até 3 de julho? vamos pensar e tentar achar uma solução. Será que abaixando o valor do recadastramento iria resolver esse problema?
ou será que chamando esses 2 mil e vendo quem tem condições de pagar e quem não tem? ou fixar um valor precentual de acordo com o preço da arma? fico no aguardo de sugestões.

Matéria do Correio Roubo de Carro Avança em Áreas Nobres do DF

Matéria do Correio Brasiliense de hoje, fala do Crime de Roubo de Veículo, que avança em áreas nobres do DF. Essa é a matéria de Capa do jornal, vamos aqui analisar de forma crítica essa matéria. No dia 15 de maio o diretor da Polícia Civil disponibilizou as estatisticas dos crimes do DF da polícia civil no site da PCDF. Um avanço na visão do grupo de estudo pois as pessoas podem ver como anda a criminalidade no seu "bairro" e no DF como um todo, porém atitudes da mídia vem em desacordo com a intenção da Polícia Civil, pois o que está escrito na matéria é o estudo dos dados do ano de 2006, que poderiam dá uma melhor enfase na matéria do Jornal, que ao meu ver seria melhor falar: "Roubo de Carro Avança em Áreas nobres do DF no ano de 2006", pois assim os leitores que não compraram o jornal entenderiam que, no ano passado o crime de roubo cresceu em algumas áreas do DF, e não pensarariam que, este ano carros estão sendo roubados. Lógico que esse tipo de matéria poderá fazer o jornal vender mais, porém o leitor ficará frustrado ao saber que é uma informação sobre o ano passado, ele quer saber se hoje é perigoso ir de carro a certos lugares do DF. O Grupo entende que esse tipo de atitude do correio visa a criar um certo medo na população, achamos que deveriam sim divulgar os dados, mas de forma correta desde o principio, para a população saber o que realmente está acontecendo ou o que aconteceu e que ainda não tinha sido comentado, por isso pregamos o respeito ao leitor e principalmente aos dados fornecidos pelos agentes de segurança pública. GEPPNP. www.correioweb.com.br, http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2709207&sub=Distrito,

A criação do GEPPNP

Boa noite, pessoal estamos criando um blog, para a comunidade da segurança pública, para estudarmos e pesquisarmos novas metodologias e procedimentos inerentes as nossas atividades. Por isso gostaria que vocês nos ajudassem e participassem, com comentários, cursos, matérias e fatos veridicos sobre as atividades policiais. O público em geral está convidado a participar para dizer o que esperam da polícia e de como a polícia poderia melhorar seu atendimento e seu profissionalismo, críticas não ofensivas e sugestão seram bem vindas. Obrigados a todos.